top of page

12º Seminário de Qualificação de Doutorado em Genética e Biologia Molecular

Apresentação dos projetos


Os doutorandos que ingressaram nas turmas de 2023 do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da UESC estão todos aprovados no exame de qualificação. Esse foi o resultado da 12ª edição do Seminário de avaliação dos projetos de doutorado deste Programa, realizada no período de 31 de julho a 02 de agosto de 2024, sob a coordenação da Professora Fátima Cerqueira Alvim, com a colaboração do Professor Ronan Xavier Corrêa. Foram apresentados 18 projetos de doutorado e, ao final, foi realizada uma mesa redonda e feita a premiação dos alunos destaques.

Nesta edição, a banca examinadora esteve formada pelos seguintes avaliadores externos: Profa. Ana Maria Benko Iseppon (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE); Dra. Cláudia Teixeira Guimarães (Embrapa de Sete Lagoas, MG); e Prof. Luis Eduardo Aranha Camargo (Escola Superior de Agronomia Luiz de Queirós – Esalq/USP). Cada estudante apresentou seu projeto e foi arguido por dois avaliadores externos, juntamente com o respectivo orientador. Ao final, recebeu as sugestões para preparar uma versão atualizada do projeto.


Visão geral dos participantes


Mesa redonda


Na mesa redonda de encerramento, os três avaliadores externos destacaram o ótimo nível dos projetos e fizeram algumas indicações gerais aos professores e discentes. Neste ano todos os projetos foram aprovados, alguns com mais outros com menos necessidades de reformulações. Dessa forma, os estudantes estão aptos para prosseguirem seus cursos de doutorado com projetos reconhecidos pelos avaliadores. A etapa formativa da qualificação visa avaliar a suficiência teórico-metodológica do candidato na concepção e no desenvolvimento de sua pesquisa científica de doutorado, atestar a viabilidade e pertinência do projeto e agregar sugestões e aprimoramentos da pesquisa. No PPGGBM, a qualificação ocorre até os 18 meses após ingresso no curso, sendo apresentados o projeto e seus resultados preliminares na forma de um evento organizado no âmbito da disciplina seminários.

Integrantes da mesa redonda. Começando da esquerda, temos os avaliadores externos (Profa. Ana Maria Benko Iseppon – UFPE; Dra. Cláudia Teixeira Guimarães – Embrapa; e Prof. Luis Eduardo Aranha Camargo – Esalq/USP) e coordenação do PPGGBM (Professores Carlos Priminho Pirovani e Leandro Lopes Loguercio).


A coordenadora dos Seminários Profa. Fátima Alvim comentou que os projetos abordam temas variados como diversidade de organismos e interação planta-patógeno, todos pertinentes ao escopo deste Programa; ela agradeceu a todos pelo esforço e dedicação demonstrados neste evento ao apresentar os projetos. Especialmente, agradeceu aos avaliadores externos pela colaboração e todo o empenho em dar um retorno específico e construtivo a cada doutorando(a). O coordenador do Programa  Prof. Carlos Priminho ressaltou que as sugestões apresentadas pelos avaliadores representam uma ótima oportunidade de aprimoramento do texto e da estratégia metodológica dos projetos; trouxe motivação para cada doutorando(a) realizar as correções indicadas pelos avaliadores e submeter as novas versões dos projetos ao programa. O Vice Coordenador Prof. Leandro Loguercio enfatizou o caráter pedagógico deste evento, tanto para os que apresentaram os projetos como para os demais participantes.


Destaque da turma


Com base na avaliação dos projetos e seminários, os avaliadores externos escolheram a doutoranda destaque e duas menções honrosas. O destaque foi para Caroline Guilherme Santos, de Ilhéus-BA, a qual ingressou no doutorado há apenas quatro meses e iniciou de forma exitosa o seu projeto de pesquisa “Investigando os mecanismos moleculares de Israeli acute paralysis virus (IAPV) associados ao Spillover em abelhas”, sob orientação do Prof. Eric de Aguiar. Ela irá analisar se o vírus IAPV está presente em abelhas de diferentes espécies (iniciando no meliponário UESC) e se o vírus está presente em bancos de dados de transcritos de abelhas de 5 gêneros. Sua pesquisa irá investigar a evolução genômica do vírus que foi isolado de diferentes espécies de insetos e explicitar mecanismos moleculares da interação entre o vírus e o receptor em diferentes espécies de insetos. Dentre as estratégias metodológicas, ela vem utilizando a bioinformática a partir de dados ômicos disponíveis nos bancos de dados públicos e irá obter os dados laboratoriais, demonstrando aplicabilidade de seus estudos.

Dois estudantes internacionais receberam menção honrosa: Gabriela Nicolle Ramos Lizardo, de Honduras, e Mike Anderson Corazon Guivin, do Peru, ambos orientados pelo Prof. Ronan Xavier Corrêa. Gabriela está desenvolvendo o primeiro capítulo de seu projeto “Predição in-silico de genes de resistência e caracterização de proteínas candidatas a efetoras na interação de Theobroma cacao com Ceratocystis cacaofunesta” na UESC, o segundo capítulo no CRAG-UAB, Espanha, e o terceiro capítulo está previsto para ser desenvolvido pelo Programa UNU-BIOLAC na PUC de Chile. Mike desenvolve parte do seu projeto “Análise integral da interação entre o cacaueiro e fungos micorrízicos arbusculares em solos contaminados por cádmio” na UNSM (Peru), parte na UESC e UFPE, e parte em Granada, na Espanha. Esses dois projetos são exemplos de aplicações da genética, biologia molecular e bioinformática para compreender as relações entre plantas e micro-organismos visando desenvolvimento de produtos biotecnológicos.

A premiação de Aluno Destaque do Ano foi instituído pela Resolução do PPGGBM N. 03/2008, segundo a qual o aluno destaque deve obter nota excelente no exame de qualificação, dentre outros critérios complementares. A partir de 2012, esse reconhecimento de destaque passou a ser distribuído ao final dos Seminários de Qualificação, por sugestão de uma participante nas qualificações de 2011. A indicação dos destaques no evento foi baseada nos projetos de tese elaborado pelos doutorandos candidatos a qualificação, nos seminários apresentados e no desempenho dos candidatos na arguição. Especificamente, foram considerados: o conhecimento e segurança sobre o que vem sendo desenvolvido; a pertinência da equipe envolvida no projeto ou da rede local, nacional ou internacional; fundamentação teórica e coesão entre os capítulos.


Doutoranda destaque: Caroline Guilherme Santos, ladeada pelo seu orientador Prof. Eric Roberto Guimarães Rocha Aguiar e a avaliadora externa Profa. Ana Maria Benko Iseppon; no alto, o avaliador externo Prof. Luis Eduardo Aranha Camargo.


Menção honrosa: A – Mike Anderson Corazon Guivin, ladeado pelo seu orientador Prof. Ronan Xavier Corrêa e pela avaliadora Cláudia Guimarães; B - Gabriela Nicole Ramos Lizardo canto superior esquerdo, junto com a coordenadora do Seminário Profa. Fátima Alvim e o avaliador externo Prof. Luis Aranha, durante sua apresentação on line do projeto; C – vista do Edifício CRAG – Centre de Recerca en Agrigenòmica, Barcelona, Espanha, onde Gabriela está realizando seu estágio doutorado Sanduíche.



Relação de projetos


Os projetos aplicaram diferentes estratégias metodológicas como bioinformática, biologia molecular, estatística e ômicas a seis grupos de organismos de interesse na agricultura: cinco projetos sobre abelhas em relação com virus (3), pólen e evolução; sete sobre cacau em relação com patógenos (5), micorrizas e produtividade de variedades novas; três com citros frente aos problemas de seca, calor e patógeno; um projeto de desenvolvimento de software para estudo de RNA em inseto ou planta; um sobre desenvolvimento de híbridos em passifloras; e um sobre rota bioquímica da bixina em urucum.

Para conhecer os temas completos e autores de todos os projetos apresentados edição dos Seminários de Qualificação de Doutorado em GBM, consulte este link: https://www.ppggeneticauesc.com/seminarios-de-qualificacao-em-gbm.

50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page